Brasil conquista medalhas no primeiro dia de finais de Copa do Mundo de Ginástica Artística

Diego Hypolito garantiu o ouro no solo e Rebeca Andrade a prata nas barras assimétricas; decisões com brasileiros seguem neste sábado (26)
A sexta-feira (25) foi muito especial para a ginástica artística brasileira na Copa do Mundo de Doha, no Qatar. No primeiro dia de finais da competição, realizada no Aspire Dome, Diego Hypolito e Rebeca Andrade conquistaram resultados importantes e subiram ao pódio. As buscas por medalhas seguem neste sábado (26), das 10h30 às 13h30 (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV2.
O primeiro dia de finais contou com participação de três brasileiros. No solo, Diego foi o campeão, com 15,175 pontos, a frente do esloveno Rok Klavora, com 15,000, e do britânico Sam Oldham, com 14,925. Essa foi a estreia do brasileiro de 29 anos na temporada de 2016. 
Nas argolas, o representante do País foi Henrique Flores, que somou 15,325 e ficou na sexta colocação. O ouro foi do grego Eleftherios Petrounias, com 15,875.
Pelo feminino, Rebeca Andrade levou a prata nas barras assimétricas, com 14,250. O ouro ficou com a sueca Jonna Adlerteg, com 14,925, e o bronze com a portuguesa Filipa Martins, com 13,625. Para a ginasta de 16 anos, conquistar uma medalha após ficar oito meses em recuperação de uma cirurgia é ainda mais especial. 
"A sensação é maravilhosa. Esse não é um aparelho que o Brasil tem tradição, então poder estar mudando essa história é muito bom. Eu gostei da minha participação e espero que as pessoas também tenham gostado. Tenho trabalhado também a parte emocional com a minha psicóloga, com meus treinadores e com minhas amigas de Seleção. Depois de ter ficado um tempo parada me recuperando, ter conquistado essa prata e ainda ajudado a equipe em Jesolo é a melhor sensação de todas. Isso me deixou mais confiante", explicou Rebeca, que fez parte do grupo que levou a prata por equipe no último fim de semana no Trofeo Cittá di Jesolo, na Itália.
As decisões de amanhã contarão com Diego no salto, Fellipe Arakawa na barra fixa e Thauany Araújo na trave. 
Programação
Horário de Brasília
Sábado (26)
10h30 às 13h30
Finais por aparelho masculino - salto (Diego), paralelas, barra fixa (Fellipe)
Finais por aparelho feminino - trave (Thauany), solo.
Fonte: CBG


2016 começa com sucesso em curso técnico e de arbitragem de AGG.

A Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo – CBGEG promoveu nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o CURSO TÉCNICO-PEDAGÓGICO E DE ARBITRAGEM, na recém-inaugurada Arena Olímpica de Santos, em parceira com a Liga Metropolitana de Ginástica – LMG e Prefeitura de Santos.


Neste ano, o curso recebeu cerca de 120 pessoas, entre ginastas, técnicos, estudantes de cursos de educação física e aspirantes a árbitros.

O curso teve por objetivo promover a ginástica estética de grupo, formar novos árbitros e divulgar os novos elementos das composições obrigatórias, que foram adequadas às mudanças propostas pela Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo – IFAGG (órgão internacional responsável pela modalidade) em curso realizado em Merida – MÉXICO, em outubro de 2015.

Yordanka Zarkova, árbitra internacional, e Thiago Hermenegildo, que também esteve no México para fazer a reciclagem, ministraram o curso, além da professora Raíssa Kerber, árbitro nacional e chefe do comitê técnico da CBGEG.

A Presidente da confederação, Sra. Maria José Belafronte, a Zéza, confirma o sucesso do curso e acrescenta que a modalidade vem crescendo a cada ano no país. Zéza também apresentou uma proposta turística para o V Campeonato Brasileiro de Ginástica Estética de Grupo que será realizado no mês de Outubro na cidade de Caldas Novas – GO, a fim de envolver pais e parentes das ginastas, que, além de prestigiar o evento, poderão ao mesmo tempo desfrutar do lazer num Resort de águas termais juntamente com as filhas.


Federação Paulista promove curso de GR

O curso técnico em Formação de Base de Ginástica Rítmica tem como objetivos:
  • Aprimorar os conhecimentos sobre as normas técnicas que regem a ginástica rítmica.
  • Ampliar o conhecimento técnico referente à preparação física geral e específica necessária para a formação de ginastas.
  • Aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelos técnicos do estado de São Paulo.
  • Desenvolver maior comunicação entre os técnicos do estado de São Paulo, estimulando a troca de informações entre os mesmos.
O Curso será realizado na Associação Tryade que se localiza a Rua. Barão de Mauá, 3609 no município de Mauá, nos dias 09 e 10 de abril o 1º Módulo e nos duas 30 de abril e 01 de maio o 2º Módulo.

Informações Importantes
  • -Cada ginasta deverá levar o seus aparelhos.
  • -A entidade pode inscrever até 3 ginastas.
  • -O prazo de inscrição se encerra em 01 de abril
  • -Maiores informações: fpg@fpginastica.com.br

Liga Metropolitana de Ginastica realiza curso Técnico e Pedagógico de Ginástica Rítmica

Acontecerá nos dias 02 e 03 de abril (sábado e domingo), na cidade de Santos - SP, o Curso Técnico & Pedagógico de Ginástica Rítmica.

O curso abordará temas teóricos e práticos, manejos de aparelhos específicos da Ginástica Rítmica, balé direcionado a essa modalidade, exercícios de combinações de passos de dança e aprendizados de elementos corporais.

Os palestrantes são:
Yordanka Nikolaeva Zarkova
Sandra Soares
Cristiane Araújo
Tadheo de Carvalho

Informações podem ser obtidas na pagina da Liga Metropolitana de Ginástica no Facebook, ou através do email contato@lmginastica.com.br

Arthur Nory conquista a prata na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Glasgow

Atleta subiu ao pódio no individual geral. Ouro ficou com o britânico Max Whitlock
Arthur Nory conquistou um grande resultado para o Brasil neste sábado (12.03), durante a etapa
daCopa do Mundode Ginástica Artística de Glasgow, na Escócia. O atleta somou 86,598 pontos
no Individual Geral e ficou com a medalha de prata, excelente resultado para a primeira
competição do ano disputada por ele. A medalha de ouro foi para o britânico Max Whitlock, com
89,299, e o bronze ficou com outro atleta local, Daniel Purvis, com 86,465.

O melhor aparelho do brasileiro foi a barra fixa, o mesmo em que ele chegou à final no último
Mundial, em 2015, também em Glasgow. Desta vez, Nory obteve 15,133 pontos, a melhor
nota do aparelho entre os concorrentes do dia.
No solo, o brasileiro fez 14,966, no salto obteve 14,900, no cavalo com alças 14,300, nas argolas 
13,766, e nas barras paralelas 13,533. Para Nory, foi um grande resultado, e ele afirma que isso 
só contribui para que o foco nos Jogos Olímpicos siga firme. "Estou feliz, mas ainda há muito 
trabalho pela frente", disse o atleta, que estava acompanhado do técnico Cristiano Albino. Nory 
faz parte da Seleção de Ginástica Artística Masculina que conquistou a vaga por equipe para o 
Rio 2016.
   
















Foto: Ricardo Bufolin

Benefícios da Ginástica Rítmica Funcional – 09 Motivos para você começar já!

Não é de hoje que as modalidades ginásticas são consideradas uma excelente forma de manter a vida saudável, no tocante às atividades físicas. E quando falamos em ginástica, a maioria das pessoas já imagina a ginástica artística, esquecendo-se das outras modalidades, como a ginástica rítmica. 
Se você tem uma queda pela ginástica e está procurando um exercício para fortalecer os músculos, trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, tem que experimentar a Ginástica Rítmica. Isso mesmo, essa aula não é só para crianças, pelo contrário, alguns adultos estão se dando bem nesta atividade.

Todos que procuram essa modalidade têm muita vontade de aprender. Afinal, fazer ginástica era um sonho que havia ficado no passado. Mas hoje, pessoas de qualquer idade podem encarar o desafio que, além de agradável, é um ótimo exercício físico que mexe com todo o corpo.
A procura pelas aulas na fase adulta não tem o objetivo profissional, mas sim a atividade física, saúde e qualidade de vida.

Se você nem imagina como funciona uma aula de GR Funcional, vou enumerar 09 motivos: 


1 – Exercício
A GR é um grande exercício para o corpo. Exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade. A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, a resistência, a flexibilidade e a precisão.
2 – Flexibilidade
Há quanto tempo você não faz mais as coisas que fazia quando era criança. Amarrar os sapatos, coçar as costas, levantar-se de uma vez do chão, e outras tantas coisas que tinha facilidade para fazer e que agora o corpo parece não responder mais. Sentar para amarrar os sapatos, pedir para alguém coçar nossas costas, apoiar as mãos para levantar-se do chão são consequências de anos de descuido com o nosso corpo. Na GRF trabalha-se para corrigir estes danos. Mais do que músculos, a GR dá qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao corpo suas verdadeiras habilidades e funções. Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
3 – Postura
Quer ter uma postura elegante. Andar com suavidade. Sentar-se corretamente. Mais uma vez a ginástica pode te ajudar. A prática da GR exige a perfeição dos movimentos, com trabalho do tronco, membros superiores e inferiores. Essa postura herdada do balé, mais uma vez, beneficiará as atividades do seu dia a dia.
4 – Coordenação Motora
Movimentar-se, selecionando e ordenando de maneira independente diferentes partes do corpo, é uma capacidade inerente aos praticantes de GR através dos exercícios e passos de dança. É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares e dos movimentos com os aparelhos específicos dessa modalidade (corda, arco, bola, fitas e maças) particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem força e precisão.

5 – Disciplina
Aprender todos os movimentos, sua execução e encadeamentos, com precisão e suavidade exige disciplina e envolvimento. Esse controle mental será inevitavelmente aplicado às suas outras atividades diárias, melhorando seu desempenho no trabalho e estudos e tornando mais fácil a realização das tarefas.

6 – Resistência
É a capacidade do corpo em desempenhar ações que envolvam grandes massas musculares por um longo período tempo. Numa apresentação fica evidente a resistência que as ginastas adquirem com o GR. A sequência de passos que elas desenvolvem não seria possível sem essa resistência física.
7 – Expressão Corporal
Mais que um exercício, a GR tem um objetivo maior: expressar a música através de cada parte do seu corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza. Numa sala de GR adulta, as alunas podem restringir-se somente aos exercícios físicos regulares, se assim quiserem. Mas se ao contrário, quiserem apresentar-se (nem que for em frente aos familiares e amigos), poderão dizer através dos movimentos de seus corpos, o que determinada música significa para elas.
8 – Exercício para a mente
A sequência de movimentos, sua execução, nomes, encadeamentos e músicas exigem muita atenção e concentração para serem aprendidos. É um verdadeiro exercício para a mente.
9 – Você
Se você nunca fez GR antes ou fez e parou por algum motivo qualquer e quer voltar, as aulas de GR Funcional para adultos foram pensadas exatamente para você. Essas aulas respeitam e desafiam os limites do seu corpo. Além disto, nessas aulas você vai encontrar gente como você, da sua idade e mesmas características físicas que estão buscando saúde, qualidade de vida e na maioria das vezes, um momento para se dedicar a si mesmo.