Esporte Clube Pinheiros foi palco do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística

Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo (RJ), e Thaís Fidelis, do Cegin (PR), foram as campeãs do individual geral feminino do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística. Enquanto a ginasta da equipe do Rio de Janeiro venceu a categoria a partir de 16 anos, a do Paraná ganhou pela de 13 a 15. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). 



Rebeca, 11ª colocada no individual geral feminino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, somou 58,300 pontos (15,300 no salto, 14,300 nas barras assimétricas, 14,650 na trave e 14,050 no solo) e subiu no lugar mais alto do pódio.
"Eu fiquei muito satisfeita com a minha competição, principalmente porque faziam dois anos que eu não participava do Brasileiro. Estou feliz também por ter ido bem depois das Olimpíadas e de conquistar mais uma vitória, ainda mais por poder ajudar a minha equipe", comentou Rebeca.

A medalha de prata foi para Carolyne Pedro, do Cegin (PR), com 54,750 (13,850 no salto, 13,600 nas barras assimétricas, 13,750 na trave e 13,550 no solo). Milena Theodoro, do Flamengo (RJ), completou o pódio, com 53,700 (13,950 no salto, 12,600 nas barras assimétricas, 13,750 na trave e 13,400 no solo).
Já entre as ginastas de 13 a 15 anos, Thaís garantiu 56,900 (14,800 no salto, 13,650 nas barras assimétricas, 13,600 na trave e 14,850 no solo).
"Gostei mais do meu solo e do meu salto. Na trave tive uma falha, mas como fiz elementos novos acredito que fui bem. Fiz o meu melhor e quero continuar mostrando o que sei fazer. As competições internacionais que tenho participado têm me ajudado a ficar mais segura", declarou a jovem de 15 anos após conquistar o primeiro título Brasileiro nesta categoria.
A segunda colocada foi Anna Reis, também do Cegin (PR), com 52,550 (12,500 no salto, 12,100 nas barras assimétricas, 14,250 na trave e 13,700 no solo). O bronze ficou com Jackelyne Silva, do Pinheiros (SP), com 51,700 (13,200 no salto, 12,600 nas barras assimétricas, 12,950 na trave e 12,950 no solo).
Na competição por equipes o Clube de Regatas do Flamengo (RJ) foi campeão, com a nota total de 167,650 pontos. O Cegin (PR) conquistou a prata, somando 165,850 e o Esporte Clube Pinheiros (SP) ficou com o bronze, com 153,600. 

Fonte: Photo&Grafia
Fotos: Ricardo Bufolin

Barbara Godoy encerra sua participação nos Jogos Escolares com 5 medalhas de ouro.

A atleta paranaense Barbara Godoy Domingos conquistou na tarde deste domingo, dia 13, mais quatro títulos dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. Após o título na competição por equipes, Barbara sagrou-se campeã no individual geral e nos três aparelhos que fizeram parte da competição: fita, bola e arco. Assim, ela deixa a capital paraibana com cinco medalhas de ouro no total.
"Esse resultado foi uma surpresa, muito melhor do que eu esperava. Os Jogos Escolares são uma competição bem forte, assim como o Brasileiro e eu não tive descanso. Na semana passada eu estava em Mérida, no México, disputando o Campeonato Pan-americano, semana que vem estarei em Aracaju (capital sergipana) para disputar o Campeonato Brasileiro juvenil e adulto e na semana seguinte vou para Florianópolis (capital catarinense) disputar o Brasileiro de conjunto. Então assim é um mês inteiro que eu vou passar fora de casa", disse a jovem de 16 anos.
Aluna do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba (PR), Barbara disputa os Jogos Escolares desde os 12 anos de idade, ou seja, já foram cinco anos somando medalhas, e foram tantas que ela até perdeu a conta. Ao lado da técnica Márcia Naves, que a acompanha desde os 6 anos, a atleta paranaense ainda tem idade para disputar a maior competição escolar do país no ano que vem e somar ainda mais medalhas à sua extensa coleção.
Barbara venceu a final da fita com 13,350 pontos. Isabella Henao, da Escola Municipal Presidente Castello Branco (SC), ficou com a medalha de prata com 11,250, enquanto duas atletas dividiram o bronze com um total de 11,050 pontos. São elas: Mariany Miyamoto, da Associação Educacional Bom Jesus (SC), e Mayra Siñeriz, do UP Centro Educacional.
No aparelho bola, Barbara levou o título com 14,500 pontos. A prata ficou com a também paranaense Heloísa Gabriella Bornal, com 14,450, e Mariany Miyamoto levou o bronze, com 13,900. No arco, Barbara e Heloísa dividiram o lugar mais alto do pódio com 13,850 pontos e Isabella Henao levou o bronze (13,450). No individual geral, Barbara somou 41,700 pontos para levar a sua última medalha de ouro. Heloisa Gabriella ficou com a medalha de prata com 39,200 e Mariany Miyamoto o bronze com um total de 36,450 pontos.
O show da ginástica rítmica foi finalizado com uma belíssima apresentação de gala. Vestidas de curinga e batgirl, respectivamente, as cariocas Luisa Miranda Matos e Marcela Barão Vianna levaram o público no ginásio Ronaldão ao delírio. Melhor ainda foi a apresentação da Embaixadora Natalia Gaudio, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esse foi o primeiro contato de Natalia com os Jogos Escolares e, de acordo com as suas palavras, não será o último.
"Fiquei impressionada com o tamanho do evento, a organização, a estrutura. Da pra comparar a competição com os Jogos Pan-americanos. Sempre ouvia as meninas falarem dos Jogos Escolares, mas também fiquei um pouco triste porque não tive a oportunidade de ter participado desse evento. Infelizmente a competição não existia quando eu era mais jovem", disse a atleta, hoje com 23 anos.
Assim como diversas meninas presentes à competição em João Pessoa, Natalia também vai participar do Campeonato Brasileiro em Aracaju (SE). Ela preparou uma apresentação especial para mostrar um pouco da sua técnica às jovens atletas, uma vez que várias delas a acompanham apenas pela televisão. Sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, a atleta disse que alcançou todos os objetivos que traçou para a competição.
"Fiz até mais do que planejei. Realizei as quatro apresentações sem erros. Claro que é muito difícil alcançar a final, a ginástica rítmica brasileira ainda tem muito que evoluir e ainda sofremos um pouco de preconceito da arbitragem internacional, principalmente a europeia, que é o berço da ginástica. Mas o resultado foi ótimo. Hoje mesmo diversas atletas muito jovens que assistiram os Jogos Escolares me parabenizaram pelas minhas atuações. Estar aqui é uma forma de incentivar e disseminar ainda mais o esporte", concluiu.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte: COB

Ginástica Estética de Grupo Encantou o Centro-Oeste do país.




Caldas Novas - GO se tornou a capital brasileira da GINASTICA ESTÉTICA DE GRUPO, ao receber o V Campeonato Brasileiro da modalidade, que aconteceu no ultimo final de semana, de 27 a 30 de outubro, no Resort Thermas DiRoma, local onde ginastas, técnicos, árbitros e familiares desfrutaram de inúmeras opções de lazer e entretenimento, no período extra competitivo.

A escolha do local deu-se pelo motivo de Caldas Novas estar no centro do país, facilitando a participação de esquipes de todos os estados. “Nada é mais gratificante do que sentir o retorno dos pais, satisfeitos com a escolha do local” - afirma Maria José Belafronte, presidente da CBGEG.

O campeonato foi promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo e contou com o apoio do Grupo DiRoma que ofereceu grande suporte e infra estrutura para a realização do evento. 

A cerimônia de abertura do campeonato aconteceu na sexta-feira (28), a partir das 18h, e contou com apresentações de grupos de dança cigana, ginástica acrobática, ginástica rítmica e ginástica geral. O superintendente do Grupo diRoma, Sr. Aparecido Sparapani, abriu a competição, dando boas vindas às equipes participantes de maneira acolhedora.

As disputas nas nas categorias 8-10, 10-12, 12-14, Juvenil e Adulto, nos níveis obrigatório e livre, aconteceram no sábado (29), entre eliminatórias e finais.

Participaram das disputas 19 equipes de diferentes clubes do Brasil. 
No nível obrigatório SMEL - Francisco Morato foi a campeã com 37,650 pontos. No nível livre Brasil Futebol Clube levou a taça, com 46,533 pontos. No somatório geral, dos níveis obrigatório e livre, a grande campeã foi Marrie Cotia, com 66,200.

Para Raissa Kerber, diretora do comitê técnico, o nível esta se elevando a cada ano, sendo possível imaginar conjuntos do país desempenhando bem em competições internacionais. 

A CBGEG prepara novidades para o ano de 2017. 

Fiquem atentos e acompanhem pela nossa página oficial do facebook!!!

Projeto incentiva prática da ginástica para crianças e adolescentes de Cubatão

Iniciativa da Liga Metropolitana é patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
 
Mais de 150 crianças e adolescentes, com idade de 5 a 17 anos, serão apresentadas ao universo da ginástica rítmica em Cubatão. A partir do dia 8 de novembro, o ginásio esportivo Airton Romero da Nóbrega, localizada na Vila Paulista, vai abrigar o projeto “Na Onda da Ginástica”, idealizado pela Liga Metropolitana de Ginástica e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. “Acreditamos no poder transformador do esporte e que iniciativas como este projeto contribuem significativamente na formação social e humana das pessoas.”, afirma Penélope Portugal, Diretora do Instituto Cultural Usiminas.
 
Segundo o presidente da Liga, Thiago Hermenegildo Carvalho, por meio da prática da ginástica, serão desenvolvidas habilidades motoras importantes para o desenvolvimento dos participantes, além do estímulo à convivência social propiciada pelo esporte. “É a realização de um antigo sonho. A procura já é muito grande e não tenho dúvidas que vai contribuir muito na formação desses jovens”, explica. 
 
As aulas terão duração de dez meses e serão realizadas no contra turno das atividades escolares. As participantes receberão reforço alimentar e uniforme para treinos. Para participar, os interessados devem procurar a Secretaria da SEMES ( Secretaria de Esportes de Cubatão) e deixar o nome e o contato que ainda temos vagas para completar as turmas e fazer uma lista de espera.

Como a demanda foi além da expectativa o número de beneficiados aumentou de 100 para 150 crianças que serão divididas em turmas nas seguintes faixas etárias: 4 a 7 anos, 8 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 e 17 anos.

 
Além do patrocínio da Usiminas, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, que cedeu as instalações e a infraestrutura, e do Instituto Cultural Usiminas. 
 
Sobre a Liga
A Liga Metropolitana de Ginástica (LMG) foi fundada em São Vicente com o objetivo de difundir a prática das modalidades de ginástica em toda a Baixada Santista. Ela é filiada à Federação Paulista de Ginástica e, há nove anos, realiza a Copa Corpo em Ação de Ginástica Rítmica que reúne cerca de 500 atletas.
 
Serviço
“Na onda da ginástica”
Horário: Terças e quintas das 9h às 11h e das 13h às 17h
Local: Ginásio Airton Romero da Nóbrega
Rua Pedro de Toledo, 333, Vila Paulista - Cubatão

Horário: Terças e quintas das 14h às 15h

LocaL: Gremio Recreativo e Esportivo de Cubatão
Av. Joaquim Miguel Couto, 950 - Vila Paulista - Cubatão

Horário: Terças e quintas das 15h10 às 16h10

UME Amazonas (Unidade Municipal de Ensino)

Rua Pedro de Toledo, 100 - Vila Paulista

Peruibe sedia mais um grande evento de Ginástica

A cidade de Peruibe sediou ontem, dia 03 de julho, o Torneio Metropolitano de Conjuntos de Ginástica Rítmica e Ginástica Estética de Grupo. A competição, organizada pela Liga Metropolitana de Ginástica em parceria com o Departamento de Esportes de Peruibe, foi promovida através do interesse de Washington Luiz Reis, diretor de esportes da cidade. A disputa aconteceu no Ginásio Municipal do Centro, com abertura as 9h, abrilhantada pelas ginastas do Projeto de Ginástica Rítmica de Peruibe, com a entrada gratuita.
“A realização desse torneio na cidade é o resultado do suporte que o município vem dando à prática da GR. Apesar do pouco tempo, temos conquistado resultados importantes nos torneios que disputamos e agora poderemos receber centenas de atletas, gerando a possibilidade de intercâmbio de informação. Além disso, a estrutura que Peruibe proporciona é excepcional e certamente ficou um legado para a cidade”, comentou o coordenador do projeto Thiago Hermenegildo Carvalho.
Cerca de 170 atletas de 6 a 23 anos competiram no torneio que teve 11 delegações. Não é a primeira vez que a cidade de Peruibe foi escolhida foi para sediar eventos da LMG, devido ao trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento da Ginástica Rítmica na cidade. Foram disputadas provas de conjuntos de corda, arco e em mãos livres, para atletas de categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.
Chamaram atenção ao passar pelo tablado as equipes de Serc Santa Maria, Clube Abaco, Brasil Futebol Clube e Marrie de Cotia.
A equipe de Peruibe não competiu esse torneio, mas já se prepara para as próximas competições do segundo semestre, incluindo os Jogos Regionais, da Secretaria do Estado. 
Interessadas em praticar ginastica rítmica em Peruibe devem procurar o Departamento de Esportes, na Rua José Monteiro Veneza, 555, em horário comercial. As aulas são gratuitas. 

Peruibe sedia mais um grande evento de Ginástica

A cidade de Peruibe sediou ontem, dia 03 de julho, o Torneio Metropolitano de Conjuntos de Ginástica Rítmica e Ginástica Estética de Grupo. A competição, organizada pela Liga Metropolitana de Ginástica em parceria com o Departamento de Esportes de Peruibe, foi promovida através do interesse de Washington Luiz Reis, diretor de esportes da cidade. A disputa aconteceu no Ginásio Municipal do Centro, com abertura as 9h, abrilhantada pelas ginastas do Projeto de Ginástica Rítmica de Peruibe, com a entrada gratuita.
“A realização desse torneio na cidade é o resultado do suporte que o município vem dando à prática da GR. Apesar do pouco tempo, temos conquistado resultados importantes nos torneios que disputamos e agora poderemos receber centenas de atletas, gerando a possibilidade de intercâmbio de informação. Além disso, a estrutura que Peruibe proporciona é excepcional e certamente ficou um legado para a cidade”, comentou o coordenador do projeto Thiago Hermenegildo Carvalho.
Cerca de 170 atletas de 6 a 23 anos competiram no torneio que teve 11 delegações. Não é a primeira vez que a cidade de Peruibe foi escolhida foi para sediar eventos da LMG, devido ao trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento da Ginástica Rítmica na cidade. Foram disputadas provas de conjuntos de corda, arco e em mãos livres, para atletas de categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.
Chamaram atenção ao passar pelo tablado as equipes de Serc Santa Maria, Clube Abaco, Brasil Futebol Clube e Marrie de Cotia.
A equipe de Peruibe não competiu esse torneio, mas já se prepara para as próximas competições do segundo semestre, incluindo os Jogos Regionais, da Secretaria do Estado. 
Interessadas em praticar ginastica rítmica em Peruibe devem procurar o Departamento de Esportes, na Rua José Monteiro Veneza, 555, em horário comercial. As aulas são gratuitas. 

Conheça a Ginástica Estética de Grupo

O mundo do esporte está cheio de modalidades fantásticas. Existe uma vasta gama de atividades esportivas, tanto para homens quanto para mulheres. Enquanto as modalidades para os homens exigem força, destreza e velocidade, para as mulheres os tipos de esporte são caracterizados pela elegância e beleza. Esportistas graciosas deslumbram os espectadores e árbitros.

Entre as mulheres o esporte mais popular é a ginástica que pode ser dividida em várias modalidades: rítmica, artística, acrobática, aeróbica e estética. Todos os estilos são altamente atraentes. Embora existam algumas características comuns para cada estilo de ginástica, tais como a capacidade de manter o equilíbrio e flexibilidade, todos eles têm suas peculiaridades individuais.

A Ginástica Estética de Grupo (AGG) é um modalidade relativamente nova. Foi fundada na Finlândia. As primeiras competições de  AGG foram organizadas em 1950, embora o primeiro Campeonato Mundial ocorreu apenas em 2000. Todas as regras de Ginástica Estética  são definidos pela Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo (IFAGG), que foi fundada em 2003.

A ginástica estética tem muitas características semelhantes com a ginástica rítmica, mas são considerados esportes diferentes. As equipes de AGG são mais numerosas e os movimentos são mais ligados e amplos. Não há aparelhos utilizados em competições internacionais AGG, diferente da rítmica, conhecida pelo seu trabalho com aparelhos manuseáveis como o arcos, fitas e bolas. Os aparelhos são usados apenas em festivais nacionais de ginástica estética. No entanto, ginástica estética pode ser considerada como um tipo muito mais complicado de esporte. Ele inclui recursos de ginástica rítmica, dança e acrobacia. As coreografias devem ser muito bem elaboradas, pois não existe a possibilidade de "se esconder" com o aparelho. O sincronismo tem de beirar a perfeição e a limpeza dos movimentos tem que ser muito clara, uma vez que não há aparelhos nas coreografias. Existem muitas qualidades que são desenvolvidas por meio da ginástica estética. As ginastas tornam-se flexíveis e fortes, além de coordenadas, velozes e leves.

A movimentação da AGG é baseada em movimentos naturais do corpo. Tais movimentos incluem saltitos, ondas de corpo, saltos, balanços, equilibrios, rotações e passos de dança. Todos os movimentos devem suavemente fluir de um elemento para outro. Na AGG as coreografias duram quase três minutos.


A AGG é extremamente popular na Finlândia. As competições consideradas mais importantes são as seletivas nacionais de cada país e os torneios internacionais, como a Copa do Mundo, Juniors Challenge Cup e World Championship. Outros países, onde a ginástica estética é popular, são a Rússia, Bulgária e Estónia. No Brasil o esporte é regido pela Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo, fundada em 2008.
A ginástica estética é uma modalidade cuja principal característica é a uniformidade. Ela pode ser alcançada através de movimentos síncronos e olhar comum. As ginastas devem ter a mesma aparência. Elas devem ter o mesmo tipo de make-up e os mesmos collants. Macacões são muito comuns, por deixar as ginastas aparentemente semelhantes. Os collants de AGG ajudam a contar a história da coreografia, deixando as performances muito mais atrativas para o público em geral.
Curiosidade: No grupo de ginástica estética é permitida a participação de um ginasta do sexo masculino, desde que ele utilize a vestimenta igual do restante do grupo.
Próximos eventos de AGG no Brasil:
  • Campeonato Metropolitano (julho - Peruibe);
  • Campeonato Paulista (setembro - São Vicente)
  • Copa Corpo em Ação (outubro - Santos)
  • Campeonato Brasileiro (outubro - Caldas Novas)
Tente ginástica estética de grupo e você vai se sentir mais saudável e atlética! Certamente se tornará muito mais graciosa, elegante e delicada! 



Fontes: IFAGG, CBGEG, RG-LEOTARDS.

Litoral Paulista estará bem representado no Troféu Metropolitano de Ginástica


Ginastas de 9 clubes, irão participar do Torneio Metropolitano de Ginástica Rítmica, que acontecerá dia 05 de junho na cidade de Santos (SP). O evento é promovido pela Liga Metropolitana de Ginástica (LMG) e reúne atletas de todo litoral paulista, capital e Minas Gerais, que competem nas categorias: mirim, pré-infantil, infantil, juvenil e adulta.
As equipes do Brasil Futebol Clube, FUPES, SEMES e Colégio Stella Maris, representarão a cidade de Santos, além da equipe da Prefeitura de Cubatão, da AED de Peruibe, do Clube Espéria de São Paulo, Prefeitura Municipal de Cotia e da ADC Gimnart, de Poços de Caldas - MG, num total de 107 ginastas. 
A competição é a primeira da temporada, e é de extrema importância nas etapas de aprendizado. As crianças começam executando séries a mãos livres e a medida que vão evoluindo na pontuação, vão passando para os outros aparelhos. A treinadora Bruna Pacheco falou sobre o objetivo da participação das suas atletas. “Essa competição será de grande importância para nossas ginastas, pois servirá para que as iniciantes tenham uma noção do que é uma competição, e para as mais avançadas se estimularem para os próximos desafios, que é a mudança do aparelho”.
As disputas acontecerão no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, em Santos, na Rua Fausto Felicio Bruzarosco, s/n, Jardim Castelo. A entrada é gratuita.

Equipes de ginástica treinam em Santos para evento teste

Ginastas de vários países estão em Santos se preparando para o evento teste Aquece Rio, última seletiva olímpica, que será realizado entre os dias 16 e 22 deste mês, no Rio de Janeiro. As seleções do Canadá, Noruega, Coréia do Sul, Bélgica e Azerbaijão escolheram a Baixada Santista como local de treinos e aclimatação.
Além da boa estrutura da Arena Olímpica do Complexo Recreativo e Esportivo M. Nascimento Júnior e o do ginásio do SESC, outro fator que pesou na escolha das delegações foi o clima da cidade de Santos, que é semelhante ao do Rio de Janeiro. Cerca de 40 ginastas se preparam em Santos.
As seleções de ginástica artística de Canadá, Noruega, Coréia do Sul e Bélgica realizam preparação na Arena Olimpica da Zona Noroeste, localizada no Complexo Recreativo e Esportivo M. Nascimento Júnior, até esta terça-feira. A preparação da seleção de ginástica rítmica do Azerbaijão é realizada no ginásio do SESC e segue até o próximo dia 18.
As delegações juntas somam quase 70 pessoas, entre atletas, técnicos e fisioterapeutas trabalhando em Santos. A Noruega veio com quatro ginastas da equipe masculina. A Coréia do Sul trouxe a equipe feminina completa, com sete atletas. O Canadá treina com sete ginastas do time masculino. A Bélgica trabalha com 15 atletas, sendo oito do feminino e sete do masculino. O Azerbaijão trouxe apenas dois competidores da ginástica artística e um conjunto completo, com 5 integrantes, na ginástica rítmica.
Apesar do ginásio ser fechado ao público, as equipes de ginástica da cidade puderam desfrutar dos treinamentos junto com as delegações. "É uma experiência enriquecedora e é muito gostoso estar presente nesse momento tão especial, que é a etapa final de uma equipe que se prepara par competir os Jogos Olímpicos. Além de tudo, estou aprendendo muito", garante Thiago Hermenegildo, treinador da seleção santista de ginástica rítmica. 
Mariana Vasileva, técnica da seleção do Azerbaijão treinando as ginastas santistas.

Brasil conquista medalhas no primeiro dia de finais de Copa do Mundo de Ginástica Artística

Diego Hypolito garantiu o ouro no solo e Rebeca Andrade a prata nas barras assimétricas; decisões com brasileiros seguem neste sábado (26)
A sexta-feira (25) foi muito especial para a ginástica artística brasileira na Copa do Mundo de Doha, no Qatar. No primeiro dia de finais da competição, realizada no Aspire Dome, Diego Hypolito e Rebeca Andrade conquistaram resultados importantes e subiram ao pódio. As buscas por medalhas seguem neste sábado (26), das 10h30 às 13h30 (horário de Brasília), com transmissão do canal SporTV2.
O primeiro dia de finais contou com participação de três brasileiros. No solo, Diego foi o campeão, com 15,175 pontos, a frente do esloveno Rok Klavora, com 15,000, e do britânico Sam Oldham, com 14,925. Essa foi a estreia do brasileiro de 29 anos na temporada de 2016. 
Nas argolas, o representante do País foi Henrique Flores, que somou 15,325 e ficou na sexta colocação. O ouro foi do grego Eleftherios Petrounias, com 15,875.
Pelo feminino, Rebeca Andrade levou a prata nas barras assimétricas, com 14,250. O ouro ficou com a sueca Jonna Adlerteg, com 14,925, e o bronze com a portuguesa Filipa Martins, com 13,625. Para a ginasta de 16 anos, conquistar uma medalha após ficar oito meses em recuperação de uma cirurgia é ainda mais especial. 
"A sensação é maravilhosa. Esse não é um aparelho que o Brasil tem tradição, então poder estar mudando essa história é muito bom. Eu gostei da minha participação e espero que as pessoas também tenham gostado. Tenho trabalhado também a parte emocional com a minha psicóloga, com meus treinadores e com minhas amigas de Seleção. Depois de ter ficado um tempo parada me recuperando, ter conquistado essa prata e ainda ajudado a equipe em Jesolo é a melhor sensação de todas. Isso me deixou mais confiante", explicou Rebeca, que fez parte do grupo que levou a prata por equipe no último fim de semana no Trofeo Cittá di Jesolo, na Itália.
As decisões de amanhã contarão com Diego no salto, Fellipe Arakawa na barra fixa e Thauany Araújo na trave. 
Programação
Horário de Brasília
Sábado (26)
10h30 às 13h30
Finais por aparelho masculino - salto (Diego), paralelas, barra fixa (Fellipe)
Finais por aparelho feminino - trave (Thauany), solo.
Fonte: CBG


2016 começa com sucesso em curso técnico e de arbitragem de AGG.

A Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo – CBGEG promoveu nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, o CURSO TÉCNICO-PEDAGÓGICO E DE ARBITRAGEM, na recém-inaugurada Arena Olímpica de Santos, em parceira com a Liga Metropolitana de Ginástica – LMG e Prefeitura de Santos.


Neste ano, o curso recebeu cerca de 120 pessoas, entre ginastas, técnicos, estudantes de cursos de educação física e aspirantes a árbitros.

O curso teve por objetivo promover a ginástica estética de grupo, formar novos árbitros e divulgar os novos elementos das composições obrigatórias, que foram adequadas às mudanças propostas pela Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo – IFAGG (órgão internacional responsável pela modalidade) em curso realizado em Merida – MÉXICO, em outubro de 2015.

Yordanka Zarkova, árbitra internacional, e Thiago Hermenegildo, que também esteve no México para fazer a reciclagem, ministraram o curso, além da professora Raíssa Kerber, árbitro nacional e chefe do comitê técnico da CBGEG.

A Presidente da confederação, Sra. Maria José Belafronte, a Zéza, confirma o sucesso do curso e acrescenta que a modalidade vem crescendo a cada ano no país. Zéza também apresentou uma proposta turística para o V Campeonato Brasileiro de Ginástica Estética de Grupo que será realizado no mês de Outubro na cidade de Caldas Novas – GO, a fim de envolver pais e parentes das ginastas, que, além de prestigiar o evento, poderão ao mesmo tempo desfrutar do lazer num Resort de águas termais juntamente com as filhas.


Federação Paulista promove curso de GR

O curso técnico em Formação de Base de Ginástica Rítmica tem como objetivos:
  • Aprimorar os conhecimentos sobre as normas técnicas que regem a ginástica rítmica.
  • Ampliar o conhecimento técnico referente à preparação física geral e específica necessária para a formação de ginastas.
  • Aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelos técnicos do estado de São Paulo.
  • Desenvolver maior comunicação entre os técnicos do estado de São Paulo, estimulando a troca de informações entre os mesmos.
O Curso será realizado na Associação Tryade que se localiza a Rua. Barão de Mauá, 3609 no município de Mauá, nos dias 09 e 10 de abril o 1º Módulo e nos duas 30 de abril e 01 de maio o 2º Módulo.

Informações Importantes
  • -Cada ginasta deverá levar o seus aparelhos.
  • -A entidade pode inscrever até 3 ginastas.
  • -O prazo de inscrição se encerra em 01 de abril
  • -Maiores informações: fpg@fpginastica.com.br

Liga Metropolitana de Ginastica realiza curso Técnico e Pedagógico de Ginástica Rítmica

Acontecerá nos dias 02 e 03 de abril (sábado e domingo), na cidade de Santos - SP, o Curso Técnico & Pedagógico de Ginástica Rítmica.

O curso abordará temas teóricos e práticos, manejos de aparelhos específicos da Ginástica Rítmica, balé direcionado a essa modalidade, exercícios de combinações de passos de dança e aprendizados de elementos corporais.

Os palestrantes são:
Yordanka Nikolaeva Zarkova
Sandra Soares
Cristiane Araújo
Tadheo de Carvalho

Informações podem ser obtidas na pagina da Liga Metropolitana de Ginástica no Facebook, ou através do email contato@lmginastica.com.br

Arthur Nory conquista a prata na Copa do Mundo de Ginástica Artística de Glasgow

Atleta subiu ao pódio no individual geral. Ouro ficou com o britânico Max Whitlock
Arthur Nory conquistou um grande resultado para o Brasil neste sábado (12.03), durante a etapa
daCopa do Mundode Ginástica Artística de Glasgow, na Escócia. O atleta somou 86,598 pontos
no Individual Geral e ficou com a medalha de prata, excelente resultado para a primeira
competição do ano disputada por ele. A medalha de ouro foi para o britânico Max Whitlock, com
89,299, e o bronze ficou com outro atleta local, Daniel Purvis, com 86,465.

O melhor aparelho do brasileiro foi a barra fixa, o mesmo em que ele chegou à final no último
Mundial, em 2015, também em Glasgow. Desta vez, Nory obteve 15,133 pontos, a melhor
nota do aparelho entre os concorrentes do dia.
No solo, o brasileiro fez 14,966, no salto obteve 14,900, no cavalo com alças 14,300, nas argolas 
13,766, e nas barras paralelas 13,533. Para Nory, foi um grande resultado, e ele afirma que isso 
só contribui para que o foco nos Jogos Olímpicos siga firme. "Estou feliz, mas ainda há muito 
trabalho pela frente", disse o atleta, que estava acompanhado do técnico Cristiano Albino. Nory 
faz parte da Seleção de Ginástica Artística Masculina que conquistou a vaga por equipe para o 
Rio 2016.
   
















Foto: Ricardo Bufolin

Benefícios da Ginástica Rítmica Funcional – 09 Motivos para você começar já!

Não é de hoje que as modalidades ginásticas são consideradas uma excelente forma de manter a vida saudável, no tocante às atividades físicas. E quando falamos em ginástica, a maioria das pessoas já imagina a ginástica artística, esquecendo-se das outras modalidades, como a ginástica rítmica. 
Se você tem uma queda pela ginástica e está procurando um exercício para fortalecer os músculos, trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, tem que experimentar a Ginástica Rítmica. Isso mesmo, essa aula não é só para crianças, pelo contrário, alguns adultos estão se dando bem nesta atividade.

Todos que procuram essa modalidade têm muita vontade de aprender. Afinal, fazer ginástica era um sonho que havia ficado no passado. Mas hoje, pessoas de qualquer idade podem encarar o desafio que, além de agradável, é um ótimo exercício físico que mexe com todo o corpo.
A procura pelas aulas na fase adulta não tem o objetivo profissional, mas sim a atividade física, saúde e qualidade de vida.

Se você nem imagina como funciona uma aula de GR Funcional, vou enumerar 09 motivos: 


1 – Exercício
A GR é um grande exercício para o corpo. Exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade. A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, a resistência, a flexibilidade e a precisão.
2 – Flexibilidade
Há quanto tempo você não faz mais as coisas que fazia quando era criança. Amarrar os sapatos, coçar as costas, levantar-se de uma vez do chão, e outras tantas coisas que tinha facilidade para fazer e que agora o corpo parece não responder mais. Sentar para amarrar os sapatos, pedir para alguém coçar nossas costas, apoiar as mãos para levantar-se do chão são consequências de anos de descuido com o nosso corpo. Na GRF trabalha-se para corrigir estes danos. Mais do que músculos, a GR dá qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao corpo suas verdadeiras habilidades e funções. Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
3 – Postura
Quer ter uma postura elegante. Andar com suavidade. Sentar-se corretamente. Mais uma vez a ginástica pode te ajudar. A prática da GR exige a perfeição dos movimentos, com trabalho do tronco, membros superiores e inferiores. Essa postura herdada do balé, mais uma vez, beneficiará as atividades do seu dia a dia.
4 – Coordenação Motora
Movimentar-se, selecionando e ordenando de maneira independente diferentes partes do corpo, é uma capacidade inerente aos praticantes de GR através dos exercícios e passos de dança. É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares e dos movimentos com os aparelhos específicos dessa modalidade (corda, arco, bola, fitas e maças) particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem força e precisão.

5 – Disciplina
Aprender todos os movimentos, sua execução e encadeamentos, com precisão e suavidade exige disciplina e envolvimento. Esse controle mental será inevitavelmente aplicado às suas outras atividades diárias, melhorando seu desempenho no trabalho e estudos e tornando mais fácil a realização das tarefas.

6 – Resistência
É a capacidade do corpo em desempenhar ações que envolvam grandes massas musculares por um longo período tempo. Numa apresentação fica evidente a resistência que as ginastas adquirem com o GR. A sequência de passos que elas desenvolvem não seria possível sem essa resistência física.
7 – Expressão Corporal
Mais que um exercício, a GR tem um objetivo maior: expressar a música através de cada parte do seu corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza. Numa sala de GR adulta, as alunas podem restringir-se somente aos exercícios físicos regulares, se assim quiserem. Mas se ao contrário, quiserem apresentar-se (nem que for em frente aos familiares e amigos), poderão dizer através dos movimentos de seus corpos, o que determinada música significa para elas.
8 – Exercício para a mente
A sequência de movimentos, sua execução, nomes, encadeamentos e músicas exigem muita atenção e concentração para serem aprendidos. É um verdadeiro exercício para a mente.
9 – Você
Se você nunca fez GR antes ou fez e parou por algum motivo qualquer e quer voltar, as aulas de GR Funcional para adultos foram pensadas exatamente para você. Essas aulas respeitam e desafiam os limites do seu corpo. Além disto, nessas aulas você vai encontrar gente como você, da sua idade e mesmas características físicas que estão buscando saúde, qualidade de vida e na maioria das vezes, um momento para se dedicar a si mesmo.