Esporte Clube Pinheiros foi palco do Campeonato Brasileiro Adulto de Ginástica Artística

Rebeca Andrade, do Clube de Regatas do Flamengo (RJ), e Thaís Fidelis, do Cegin (PR), foram as campeãs do individual geral feminino do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Artística. Enquanto a ginasta da equipe do Rio de Janeiro venceu a categoria a partir de 16 anos, a do Paraná ganhou pela de 13 a 15. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP). 



Rebeca, 11ª colocada no individual geral feminino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, somou 58,300 pontos (15,300 no salto, 14,300 nas barras assimétricas, 14,650 na trave e 14,050 no solo) e subiu no lugar mais alto do pódio.
"Eu fiquei muito satisfeita com a minha competição, principalmente porque faziam dois anos que eu não participava do Brasileiro. Estou feliz também por ter ido bem depois das Olimpíadas e de conquistar mais uma vitória, ainda mais por poder ajudar a minha equipe", comentou Rebeca.

A medalha de prata foi para Carolyne Pedro, do Cegin (PR), com 54,750 (13,850 no salto, 13,600 nas barras assimétricas, 13,750 na trave e 13,550 no solo). Milena Theodoro, do Flamengo (RJ), completou o pódio, com 53,700 (13,950 no salto, 12,600 nas barras assimétricas, 13,750 na trave e 13,400 no solo).
Já entre as ginastas de 13 a 15 anos, Thaís garantiu 56,900 (14,800 no salto, 13,650 nas barras assimétricas, 13,600 na trave e 14,850 no solo).
"Gostei mais do meu solo e do meu salto. Na trave tive uma falha, mas como fiz elementos novos acredito que fui bem. Fiz o meu melhor e quero continuar mostrando o que sei fazer. As competições internacionais que tenho participado têm me ajudado a ficar mais segura", declarou a jovem de 15 anos após conquistar o primeiro título Brasileiro nesta categoria.
A segunda colocada foi Anna Reis, também do Cegin (PR), com 52,550 (12,500 no salto, 12,100 nas barras assimétricas, 14,250 na trave e 13,700 no solo). O bronze ficou com Jackelyne Silva, do Pinheiros (SP), com 51,700 (13,200 no salto, 12,600 nas barras assimétricas, 12,950 na trave e 12,950 no solo).
Na competição por equipes o Clube de Regatas do Flamengo (RJ) foi campeão, com a nota total de 167,650 pontos. O Cegin (PR) conquistou a prata, somando 165,850 e o Esporte Clube Pinheiros (SP) ficou com o bronze, com 153,600. 

Fonte: Photo&Grafia
Fotos: Ricardo Bufolin

Barbara Godoy encerra sua participação nos Jogos Escolares com 5 medalhas de ouro.

A atleta paranaense Barbara Godoy Domingos conquistou na tarde deste domingo, dia 13, mais quatro títulos dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 15 a 17 anos. Após o título na competição por equipes, Barbara sagrou-se campeã no individual geral e nos três aparelhos que fizeram parte da competição: fita, bola e arco. Assim, ela deixa a capital paraibana com cinco medalhas de ouro no total.
"Esse resultado foi uma surpresa, muito melhor do que eu esperava. Os Jogos Escolares são uma competição bem forte, assim como o Brasileiro e eu não tive descanso. Na semana passada eu estava em Mérida, no México, disputando o Campeonato Pan-americano, semana que vem estarei em Aracaju (capital sergipana) para disputar o Campeonato Brasileiro juvenil e adulto e na semana seguinte vou para Florianópolis (capital catarinense) disputar o Brasileiro de conjunto. Então assim é um mês inteiro que eu vou passar fora de casa", disse a jovem de 16 anos.
Aluna do Colégio Estadual Guaíra, de Curitiba (PR), Barbara disputa os Jogos Escolares desde os 12 anos de idade, ou seja, já foram cinco anos somando medalhas, e foram tantas que ela até perdeu a conta. Ao lado da técnica Márcia Naves, que a acompanha desde os 6 anos, a atleta paranaense ainda tem idade para disputar a maior competição escolar do país no ano que vem e somar ainda mais medalhas à sua extensa coleção.
Barbara venceu a final da fita com 13,350 pontos. Isabella Henao, da Escola Municipal Presidente Castello Branco (SC), ficou com a medalha de prata com 11,250, enquanto duas atletas dividiram o bronze com um total de 11,050 pontos. São elas: Mariany Miyamoto, da Associação Educacional Bom Jesus (SC), e Mayra Siñeriz, do UP Centro Educacional.
No aparelho bola, Barbara levou o título com 14,500 pontos. A prata ficou com a também paranaense Heloísa Gabriella Bornal, com 14,450, e Mariany Miyamoto levou o bronze, com 13,900. No arco, Barbara e Heloísa dividiram o lugar mais alto do pódio com 13,850 pontos e Isabella Henao levou o bronze (13,450). No individual geral, Barbara somou 41,700 pontos para levar a sua última medalha de ouro. Heloisa Gabriella ficou com a medalha de prata com 39,200 e Mariany Miyamoto o bronze com um total de 36,450 pontos.
O show da ginástica rítmica foi finalizado com uma belíssima apresentação de gala. Vestidas de curinga e batgirl, respectivamente, as cariocas Luisa Miranda Matos e Marcela Barão Vianna levaram o público no ginásio Ronaldão ao delírio. Melhor ainda foi a apresentação da Embaixadora Natalia Gaudio, representante brasileira nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Esse foi o primeiro contato de Natalia com os Jogos Escolares e, de acordo com as suas palavras, não será o último.
"Fiquei impressionada com o tamanho do evento, a organização, a estrutura. Da pra comparar a competição com os Jogos Pan-americanos. Sempre ouvia as meninas falarem dos Jogos Escolares, mas também fiquei um pouco triste porque não tive a oportunidade de ter participado desse evento. Infelizmente a competição não existia quando eu era mais jovem", disse a atleta, hoje com 23 anos.
Assim como diversas meninas presentes à competição em João Pessoa, Natalia também vai participar do Campeonato Brasileiro em Aracaju (SE). Ela preparou uma apresentação especial para mostrar um pouco da sua técnica às jovens atletas, uma vez que várias delas a acompanham apenas pela televisão. Sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, a atleta disse que alcançou todos os objetivos que traçou para a competição.
"Fiz até mais do que planejei. Realizei as quatro apresentações sem erros. Claro que é muito difícil alcançar a final, a ginástica rítmica brasileira ainda tem muito que evoluir e ainda sofremos um pouco de preconceito da arbitragem internacional, principalmente a europeia, que é o berço da ginástica. Mas o resultado foi ótimo. Hoje mesmo diversas atletas muito jovens que assistiram os Jogos Escolares me parabenizaram pelas minhas atuações. Estar aqui é uma forma de incentivar e disseminar ainda mais o esporte", concluiu.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte: COB

Ginástica Estética de Grupo Encantou o Centro-Oeste do país.




Caldas Novas - GO se tornou a capital brasileira da GINASTICA ESTÉTICA DE GRUPO, ao receber o V Campeonato Brasileiro da modalidade, que aconteceu no ultimo final de semana, de 27 a 30 de outubro, no Resort Thermas DiRoma, local onde ginastas, técnicos, árbitros e familiares desfrutaram de inúmeras opções de lazer e entretenimento, no período extra competitivo.

A escolha do local deu-se pelo motivo de Caldas Novas estar no centro do país, facilitando a participação de esquipes de todos os estados. “Nada é mais gratificante do que sentir o retorno dos pais, satisfeitos com a escolha do local” - afirma Maria José Belafronte, presidente da CBGEG.

O campeonato foi promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo e contou com o apoio do Grupo DiRoma que ofereceu grande suporte e infra estrutura para a realização do evento. 

A cerimônia de abertura do campeonato aconteceu na sexta-feira (28), a partir das 18h, e contou com apresentações de grupos de dança cigana, ginástica acrobática, ginástica rítmica e ginástica geral. O superintendente do Grupo diRoma, Sr. Aparecido Sparapani, abriu a competição, dando boas vindas às equipes participantes de maneira acolhedora.

As disputas nas nas categorias 8-10, 10-12, 12-14, Juvenil e Adulto, nos níveis obrigatório e livre, aconteceram no sábado (29), entre eliminatórias e finais.

Participaram das disputas 19 equipes de diferentes clubes do Brasil. 
No nível obrigatório SMEL - Francisco Morato foi a campeã com 37,650 pontos. No nível livre Brasil Futebol Clube levou a taça, com 46,533 pontos. No somatório geral, dos níveis obrigatório e livre, a grande campeã foi Marrie Cotia, com 66,200.

Para Raissa Kerber, diretora do comitê técnico, o nível esta se elevando a cada ano, sendo possível imaginar conjuntos do país desempenhando bem em competições internacionais. 

A CBGEG prepara novidades para o ano de 2017. 

Fiquem atentos e acompanhem pela nossa página oficial do facebook!!!

Projeto incentiva prática da ginástica para crianças e adolescentes de Cubatão

Iniciativa da Liga Metropolitana é patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte
 
Mais de 150 crianças e adolescentes, com idade de 5 a 17 anos, serão apresentadas ao universo da ginástica rítmica em Cubatão. A partir do dia 8 de novembro, o ginásio esportivo Airton Romero da Nóbrega, localizada na Vila Paulista, vai abrigar o projeto “Na Onda da Ginástica”, idealizado pela Liga Metropolitana de Ginástica e patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. “Acreditamos no poder transformador do esporte e que iniciativas como este projeto contribuem significativamente na formação social e humana das pessoas.”, afirma Penélope Portugal, Diretora do Instituto Cultural Usiminas.
 
Segundo o presidente da Liga, Thiago Hermenegildo Carvalho, por meio da prática da ginástica, serão desenvolvidas habilidades motoras importantes para o desenvolvimento dos participantes, além do estímulo à convivência social propiciada pelo esporte. “É a realização de um antigo sonho. A procura já é muito grande e não tenho dúvidas que vai contribuir muito na formação desses jovens”, explica. 
 
As aulas terão duração de dez meses e serão realizadas no contra turno das atividades escolares. As participantes receberão reforço alimentar e uniforme para treinos. Para participar, os interessados devem procurar a Secretaria da SEMES ( Secretaria de Esportes de Cubatão) e deixar o nome e o contato que ainda temos vagas para completar as turmas e fazer uma lista de espera.

Como a demanda foi além da expectativa o número de beneficiados aumentou de 100 para 150 crianças que serão divididas em turmas nas seguintes faixas etárias: 4 a 7 anos, 8 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 e 17 anos.

 
Além do patrocínio da Usiminas, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, que cedeu as instalações e a infraestrutura, e do Instituto Cultural Usiminas. 
 
Sobre a Liga
A Liga Metropolitana de Ginástica (LMG) foi fundada em São Vicente com o objetivo de difundir a prática das modalidades de ginástica em toda a Baixada Santista. Ela é filiada à Federação Paulista de Ginástica e, há nove anos, realiza a Copa Corpo em Ação de Ginástica Rítmica que reúne cerca de 500 atletas.
 
Serviço
“Na onda da ginástica”
Horário: Terças e quintas das 9h às 11h e das 13h às 17h
Local: Ginásio Airton Romero da Nóbrega
Rua Pedro de Toledo, 333, Vila Paulista - Cubatão

Horário: Terças e quintas das 14h às 15h

LocaL: Gremio Recreativo e Esportivo de Cubatão
Av. Joaquim Miguel Couto, 950 - Vila Paulista - Cubatão

Horário: Terças e quintas das 15h10 às 16h10

UME Amazonas (Unidade Municipal de Ensino)

Rua Pedro de Toledo, 100 - Vila Paulista